Basta observar a quantidade de conteúdo publicado em cada plataforma diariamente:
- TikTok – 23 milhões
- YouTube – 216 milhões
- Facebook – 350 milhões
- X – 500 milhões
- LinkedIn – 2 milhões
- Instagram – 95 milhões
Pense nisso por um segundo.
Somente entre essas 6 redes sociais, mais de 1,1 bilhão de novos conteúdos estão sendo publicados.
É por isso que as mídias sociais não geram tanto engajamento quanto você gostaria.
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Claro, os algoritmos deles não são tão amigáveis ao orgânico como costumavam ser… mas o problema real é que há muito conteúdo de pessoas para escolher. Então, eles esperam mais se você quer a atenção deles.
Nos últimos 30 dias, analisamos 5.204.391 postagens em mídias sociais e 59,41% delas não tiveram engajamento.
Isso significa nenhuma curtida, nenhum compartilhamento ou mesmo comentários. É loucura pensar nisso.
Isso significa que muitas pessoas estão desperdiçando seu tempo.
Quando você publica conteúdo, é provável que ele fique submerso em um mar de ruído.
Então, você deve parar de criar conteúdo para mídias sociais?
Não, você deve criar conteúdo porque é um ótimo canal para divulgar uma empresa, produto, serviço ou marca pessoal.
O que você realmente precisa fazer é ajustar sua estratégia. Se não fizer isso, você estará apenas desperdiçando seu tempo.
Por exemplo, aqui estão alguns grandes desperdiçadores nas mídias sociais:
Perda de tempo nº 1: ver o que os outros postam que é popular e postar algo semelhante não funciona tão bem quanto se imagina.
E acredite em mim, eu tentei muito.
A principal razão pela qual não funciona é porque você está postando algo que não é realmente novo. Além disso, outras pessoas já viram porque era popular no perfil de outra pessoa.
Perda de tempo nº 2: postar toneladas de conteúdo todos os dias e torcer para que algo dê certo.
Você não só estará desperdiçando tempo, como os algoritmos irão esmagá-lo por isso.
Se você postar muito conteúdo lixo e depois conteúdo bom, o conteúdo bom não terá o alcance que merece, porque seu conteúdo ruim está enviando sinais sociais ruins.
A única maneira de postar muito conteúdo e não ser penalizado por isso é fazê-lo no X.
É isso que eu faço, testo muito no X e então SÓ posto as coisas boas em outras redes sociais.
Perda de tempo nº 3: Criar conteúdo altamente produzido.
Não importa quão bom seu conteúdo pareça, não há garantia de sucesso se o conteúdo em si for ruim.
Para provar isso, analisamos 102.394 reels no Instagram e procuramos ver se as pessoas consumiam mais reels que adicionavam elementos de design visual.
Ou se consumissem conteúdo que não tivesse elementos de design visual.

Como você pode ver, a maioria dos vídeos curtos que tiveram bom desempenho não foram bem produzidos.
Isso só mostra que, na maioria dos casos, gastar muito dinheiro em produção não é apenas desperdício de tempo, mas também desperdício de dinheiro.
Perda de tempo nº 4: postar dados de rastreamento e análise.
O que funciona em uma rede social nem sempre funcionará bem em outra.
O tipo de conteúdo que você acha que terá um bom desempenho, em muitos casos não terá.
E o tipo de conteúdo que gera mais engajamento geralmente não gera mais vendas ou leads.
Ao implementar o rastreamento e analisar dados sociais anteriores, você terá uma melhor compreensão do que ajuda a atingir suas metas de marketing.
Então, o que você tem que fazer?
Há 7 coisas que realmente movem a agulha quando se trata de mídia social. Elas nem sempre são fáceis, mas realmente produzem resultados.
Dica nº 1: publique algo novo e atual que as pessoas ainda não tenham visto.
Eu sei que é difícil inventar coisas novas. Normalmente, o que eu gosto de fazer é ler sites da indústria por pelo menos 10 a 20 minutos por dia, pois isso lhe dará ideias.
Também realizo sessões de brainstorming com amigos e membros da equipe.
Se você gastar tempo pensando sobre o que as pessoas querem ouvir, mas ninguém está falando, você começará a ter novas ideias.
Dica nº 2: Não tenha medo de ter sua própria opinião… isso faz seu conteúdo se destacar.
Farei afirmações ousadas como “Você está perdendo tempo criando conteúdo para mídias sociais”.
Não estou tentando criar isca de clique… Estou apenas dizendo o que muitos não estão dispostos a lhe dizer.
Não acho que seja desperdício usar as mídias sociais… mas vou lhe dizer que você está perdendo tempo com o que está fazendo atualmente.
As pessoas querem ouvir opiniões. Isso também ajuda a marcar você como um especialista.
Dica nº 3: Ofereça valor, desde educação até estatísticas e dados, e garanta que as pessoas saiam com algo.
Com a IA, fica ainda mais fácil gerar dados.
Com a IA, ela nos ajuda a obter insights mais rápido a partir dos nossos dados do que costumava ser.
Se você não tem acesso aos seus próprios dados, pode usar a IA para ajudar você a fazer mais pesquisas. Basta verificar o kout ScholarAI .
Ele tem acesso a mais de 200 milhões de artigos de pesquisa.
Dica nº 4: Aproveite as tendências somente quando elas estiverem relacionadas ao seu setor
As tendências são enormes e são uma ótima maneira de ganhar bastante força nas redes sociais.
Mas o problema com a forma como a maioria das pessoas aproveita as tendências é que elas falam sobre coisas que não estão relacionadas ao seu produto ou serviço.
Por exemplo, você não me vê falando sobre política ou guerra, embora muitos desses tópicos sejam bem aceitos como tendências.
Concentre-se em conteúdo que pode se tornar viral, que faz você parecer um especialista (por isso ele precisa estar no seu espaço) e que pode gerar receita.
Dica nº 5: colabore com outras pessoas dentro do seu espaço (isso ampliará seu alcance, mesmo que elas não tenham muitos seguidores).
Dica nº 6: Compartilhe experiências pessoais, pois é difícil para outras pessoas replicarem isso.
É a maneira mais fácil de falar sobre coisas novas que ninguém viu antes.
Dica nº 7: publique o tipo de conteúdo que cada rede deseja.
Dica bônus: faça uma transmissão ao vivo!
Basta verificar os números…
- O Instagram tem 100 milhões de pessoas assistindo lives diariamente .
- Os YouTubers gastam mais de 5 bilhões de horas por ano em conteúdo ao vivo.
- Conteúdo ao vivo tem 3x mais engajamento no Facebook do que conteúdo não ao vivo .
- No LinkedIn, isso causa 7x mais reações e 24x mais comentários .
- É um mercado de US$ 1,49 bilhão e deve crescer para US$ 3,21 bilhões até 2027.
- E 27% dos usuários da Internet o consomem .
É uma ótima maneira de obter mais repercussão nas redes sociais.
Conclusão
Não importa se você gosta ou não das mídias sociais… você não tem escolha a não ser aproveitá-las.
Mas não perca seu tempo criando conteúdo que ninguém quer consumir.
E não perca seu tempo tentando criar conteúdo “viral” que nunca gerará receita ou vendas.
Siga as dicas acima e evite perdas de tempo. Você começará a aproveitar melhor suas mídias sociais.
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